A partir da versão 3.0.1.2175 os arquivos em formato .txt  e .csv poderão ser salvos em outras codificações para o seu processamento no ato da baixa automática:


  • Arquivo em formato .txt:


Clique em "Arquivo" / "Salvar como". Defina o local para salvar, o nome do arquivo, codificação escolha UTF-8 com BOM ou UTF-8 e clique em SALVAR. Feche o relatório.


Esta codificação está disponível no Bloco de Notas no sistema Windows.




  • Arquivo em formato .csv:


Clique em "Arquivo" / "Salvar como". Defina o local para salvar, o nome do arquivo, codificação escolha CSV UTF-8 (Delimitado por virgula) ou CSV (Separado por virgula) e clique em SALVAR. Feche o relatório.


Esta codificação está disponível no Excel no Office 365 ou anteriores, no LibreOffice e no Google Sheets.




Assim que os arquivos estiverem salvos, crie a listagem de baixa através da inclusão da Nota Fiscal ou pela aba Produção>Baixa de Parcelas.



Campos a serem preenchidos: 
  • Código: informar o nome do relatório
  • Baixa: data que estou realizando o processo operacionalmente
  • Recebimento: data de recebimento do valor da nota fiscal na conta da corretora
  • De Até: período que compreende as parcelas baixadas no relatório.
  • Operadora: Definir a operadora.
  • Layout: Definir o layout de baixa automática que será usado.
  • Plataforma: informar a plataforma de entrega, caso haja.
  • Nf's: campo com preenchimento automático caso a listagem tenha sido criada a partir da inclusão de uma NF.



Configuração dos Flags:


  • Operadora Livre: marcado caso seja uma baixa de administradora
  • Confirmar Comissão: deverá ser desmarcado, somente se receber a informação de que esta comissão não deverá pagar o corretor.


Os demais flag's deverão ser marcados no caso de necessidade, de acordo com a informação contida no relatório. 

Após isso clique em Salvar e feche a listagem.



Localizando a listagem de baixa:



Para localizar a listagem criada busque na aba de pesquisa. A busca na aba de pesquisa poderá ser realizada pelo código da listagem, operadora, pela opção (fechada, aberta, etc) ou pelo tipo de baixa. 



Processando as baixas:


Após localizar a listagem, selecione e clique com o botão direito do mouse, escolhendo a opção "Processar baixas".


O sistema apresentará a tela para localizar o arquivo. Utilize o campo ao lado do campo nome para selecionar a opção "Todos os arquivos (*.*)", desta forma serão exibidos todos os arquivos independente do formato.


Localize o relatório salvo e certifique-se de que ele esteja fechado. Aguarde o processamento com a mensagem informada. No canto inferior direito do Sisweb será exibida uma barra de progresso.




Caso o arquivo processe adequadamente, será exibida a mensagem do número de parcelas processadas. Após dar o "OK" na mensagem acesse a listagem para conferir as possíveis criticas que impediram as parcelas de serem baixadas.



Tratativa de críticas:


As criticas mais comuns são:


  • Proposta não localizada: Exportar a planilha direto do sistema e encaminhar ao cadastro para identificação/cadastro delas por e-mail. Casos as propostas não estejam realmente cadastradas, deverão ser cadastradas da seguinte forma:

Data de Produção e Protocolo: definida pelo gestor

Data de assinatura e vigência: de acordo com a operadora

Corretor: Não Localizado (caso não saibam a quem pertence)

Após o cadastro, na Listagem de baixa clique com o botão direito do mouse, editar e OK.

  • Parcela não localizada
  • Comissão divergente:

Seleciono a crítica e com o botão direito vou em editar. Corrijo o percentual de comissão. Após a correção, procurar o responsável pelas grades de comissão a receber para correção do sistema como um todo.

  • Valor divergente:

Seleciono a crítica e com o botão direito vou em editar. Corrijo o valor de comissão, conforme o valor recebido.

  • Parcela já baixada:

Não há o que resolver nesta crítica. Caso precise saber em qual listagem já foi baixada, é necessário consultar a produção e verificar o número do relatório, na aba de parcelas.

  • Primeira parcela já baixada:

Mesmo procedimento anterior.

  • Estorno:

Apenas indicativo. Para estornar do corretor é necessário lançar um débito no cadastro do corretor.



Usuários com perfil Baixa de Parcelas ou Master possuem permissão a essas ações.


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